Além de toda a parte de gerenciamento de riscos pela parte dos seguros de transportes, tão importante quanto isso é a qualidade na rotina do motorista, o qual conduz os veículos e está à frente de todos os desafios nas rotas (sabemos que não é uma tarefa fácil). Muitos caminhoneiros acabam se importando muito com a integridade das cargas que levam ou do próprio caminhão, mas esquecem do mais importante: a sua própria saúde.
Se você faz parte da gestão da sua transportadora, é importante garantir que os pontos abaixo estão sendo cumpridos. Se você é um motorista, se atente às questões que iremos trazer.
Postura ao dirigir
Muitos motoristas podem ter o pensamento de que dirigir é sinônimo de alívio e conforto e, por isso, acabam descuidando da coluna enquanto trabalham. Isso pode ocasionar em dores nas costas e outros problemas causados pela má postura.
A solução é fazer alongamentos práticos durante as pausas do percurso ou caminhadas curtas, para que assim seja possível desopilar das longas horas sentado na mesma posição.
Outra sugestão para ajudar a manter a postura correta é investir em apoio no encosto. Assim, mesmo se você relaxar, a sua coluna ainda estará no lugar e você poderá seguir a estrada confortavelmente.
Outra dica para manter uma postura ideal enquanto dirige é deixar o assento em um ângulo de 90 graus, deixando as costas eretas, com os ombros para trás e para baixo.
Hidrate-se!
Em longos trajetos é comum esquecermos de consumir água, já que não estamos necessariamente gastando energia. Motoristas geralmente consomem água apenas nas pausas, o que é um grande ponto de atenção.
Todo ser humano deve ingerir no mínimo uma média de 2 litros de água por dia. Para facilitar o processo de tomar água com frequência, recomendamos manter uma ou mais garrafinhas sempre em mãos, deixando-as sempre em um local visível.
Hoje em dia existem inclusive aplicativos que ajudam a lembrar de tomar água de tempo em tempo. Também pode funcionar bem!
Atividade física sempre ativa
Quando o motorista não estiver em seu horário de trabalho, é fundamental investir seu tempo em exercícios físicos para manter a saúde em dia. Ainda mais levando em consideração que o trabalho de um motorista consiste em ficar sentado por muitas horas seguidas, o que pode prejudicar significativamente a circulação sanguínea.
Fazer caminhadas ou algum outro tipo de exercício pelo menos três vezes na semana já é suficiente.
Protetor solar em mãos
Mesmo dentro do caminhão, o motorista não está a salvo dos raios solares. Por isso, é importante ter o protetor solar sempre à mão para evitar os males do UVA e UVB. Eles podem causar o envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.
Existem protetores solares para os mais variados tipos de pele, com diversas faixas de preço. O importante é se manter protegido do sol enquanto dirige e também quando estiver fora do veículo para descansar.
É interessante escolher roupas que também propiciem a proteção do sol, como óculos de sol e mangas compridas para não queimar os braços.
Outra dica para evitar queimaduras do sol é planejar as rotas para o primeiro e último horário do dia, quando os raios solares estão mais fracos.
Sono em dia
Muitos caminhoneiros buscam dirigir a noite para encurtar os tempos de entrega, mas apesar de ser uma atitude que traz benefícios financeiros a curto prazo, pode causar danos graves para a sua saúde e acidentes por falta de atenção.
O ideal é fazer um bom planejamento das suas viagens, buscando aproveitar o máximo de tempo possível durante o dia para dirigir e poder descansar durante a noite tranquilamente, sabendo que conseguirá chegar ao seu destino no tempo certo.
Caso não seja possível evitar percursos noturnos, garanta que ao finalizar a rota o sono será reajustado imediatamente, dormindo pelo menos 8 horas após o percurso e, principalmente, antes de fazer uma próxima viagem.
Estoque de lanches saudáveis
Um dos pilares da saúde é a alimentação. É importante comer alimentos ricos em vitaminas e nutrientes enquanto estiver trabalhando, para que consiga manter o bem estar e o foco durante o trabalho.
Se atente a comer de maneira frequente, fazendo as refeições principais (café da manhã, almoço e janta) e também mantendo por perto alguns lanches para consumir entre esses períodos.
Fazer sanduíches com alimentos saudáveis, comer frutas e demais alimentos que fazem bem para nossa vitalidade são algumas das opções para se alimentar nesses intervalos. Não é necessário algo muito elaborado.
Aplicando essas dicas simples de como melhorar a saúde do motorista, você conseguirá trabalhar de maneira mais saudável e prevenir uma boa quantidade de sinistros.